PALAVRA DO PRESIDENTE

Recife, 17 de Outubro de 2017.                               



Colegas Pastores Batistas de Pernambuco.


Damos Graças ao Nosso Bom Deus, pelas Ricas Bênçãos, que Ele tem concedido a Nossa Ordem, de forma que estamos muito felizes em colocar no ar o site da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil Secção Pernambuco. Site: www.opbbpe.com.br


Portanto convidamos aos nossos colegas Pastores Batista de Pernambuco, para acessarem nosso site. Aos poucos estaremos alimentando o mesmo; mais de logo, informamos a confecção da nova Carteira, na qual temos o Código de Barra, Código de Segurança e o QRCode, nestes itens constam todos os dados pertinentes ao Pastor, inclusive, sobre a garantia determinada na Constituição Federal, Artigo V inciso VII, e pela Lei Federal nº 9982 de 14/07/2000 onde garante a visitação em locais de ordem pública, como: hospitais, clinicas, presídios, escolas e etc.


Estamos ainda comunicando aos colegas, que haverá mudança no valor da anuidade, a qual sofrerá uma redução, e ainda teremos direito ao seguro de vida, abrangendo acidentes pessoais ou morte natural, bem como o direito ao auxilio funeral.


A Visão da direção desta Ordem, é fazer o melhor para atender os Pastores do nosso Estado, inclusive, ciando os Apartamentos de Trânsito para receber o Pastor do Interior e suas Famílias em momento de necessidades aqui na Cidade do Recife, para está realidade desde já informamos que com a Parceria do Nosso Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil – STBNB, através do seu Reitor e Presidente da Convenção Batista de Pernambuco Diácono Lyncoln Araújo,  que tem andado de mãos dadas com a Ordem de Pernambuco há muitos anos. Tendo inclusive renovado por mais seis anos o contrato da sede da nossa Ordem e agora cedendo um apartamento do Internato masculino para ser reformado, e ser o primeiro apartamento de Trânsito para os Pastores de outras regiões do Brasil e do nosso Estado.


A Ordem dos Pastores Batista de Pernambuco, tem agindo incansavelmente através da ação social, pois no mês de maio deste ano, no período das enchentes em nosso Estado, a Ordem através dos seus Pastores prestou socorro as vitimas das enchentes, distribuído nas comunidades afetadas mais de dois caminhões e meio de alimentos, roupas, agasalhos, colchões, material de limpeza e higiene pessoal, além de outros produtos que foram entregues em varias Igrejas e outras instituições nos locais afetados pelas enchentes.


Comemoramos o Dia do Pastor aqui na Capital, onde mais de 60 Pastores presentes na sede da nossa Ordem, foram presentados com um exemplar do Livro “A Verdadeira Vitória do Cristão – Maurício Zágari”, e em nossa Assembleia Ordinária na cidade de Caruaru-PE, capital do Agreste, também comemoramos o dia do Pastor do Interior presenteando os Pastores das cidades do Agreste e do Sertão que estiveram presentes.


Criamos os Parceiros de Oração, e nesta parceria um Pastor se compromete a orar pelo outro por um período de três meses e depois trocamos de duplas buscando atingir a totalidade dos nossos colegas.

Visitamos o Alto Sertão do Pajeú, nas cidades de Princesa Isabel (Pr. Abraão Presidente da secção da nossa ordem), cidade de Floresta (Pr. Eduardo Presidente da Associação do Alto Sertão), visitamos a Igreja de Triunfo (onde pregamos), visitamos a cidade de Jericó (dando suporte ao casal missionário), visitamos a cidade de Manari (Pr. Antônio).

Ainda neste curto período de gestão, visitamos também a Associação Sertaneja, e participamos da 1ª Assembleia Ordinária daquela Associação, onde estivemos com vários Pastores, sob a direção do Pastor José Porto Presidente da Secção da nossa Ordem e o Pastor Paulo Henrique Presidente daquela Associação. Naquela oportunidade a Ordem fez sorteio de vários brindes para os colegas que estavam presentes, e pregamos no aniversário da Primeira Igreja Batista de Cabrobó, onde no retorno a capital visitamos várias associações e secções.

Estas são algumas das ações da nossa Ordem, portanto temos muito a fazer e contamos com a presença e apoio dos colegas de Pernambuco.


Estamos enfrentando uma situação atípica, pois em Assembleia Geral Extraordinária realizada na gestão anterior, ficou decidido pelos presentes, que a Ordem de Pernambuco passaria a enviar apenas o percentual de 10% (Princípio Batista de Cooperação, como: Membro X Igreja X CBPE X CBB) para a Ordem Nacional.

Ocorre que a Ordem Nacional não aceitou tal redução, e não somente isto, mais arbitrariamente bloqueou todo o nosso acesso de dados com as informações de exclusividade desta Ordem pelo sistema Atos6 (o qual se pagava o percentual de 50%), ferindo assim o que garante a lei 12.965/2014 de modo a cometer crime por este fato.


O presidente da Ordem Nacional de forma desrespeitosa para com os pastores de Pernambuco, enviou e-mail ameaçador para todos os e-mails dos Pastores (que nos tirou o acesso ao sistema, onde os dados pertencem a Ordem de Pernambuco), ameaçando também destituir a diretoria desta Ordem Pernambucana, a qual foi legalmente eleita, nos termos do estatuto desta organização.    


Não bastando isso, a Ordem Nacional exige que: A Ordem de Pernambuco desista do percentual de 10% que foi aprovado em sua Assembleia Geral Extraordinária, e não somente isto, mas impõe sobre forma de ameaça através de e-mail, que a Ordem de Pernambuco, deixe de ser Ordem e passe a ser uma Secção subordinada e comandada pelos ditames da Ordem Nacional, inclusive com o estatuto e regimento interno confeccionado pela Ordem Nacional. Desta forma é clara que a Ordem Nacional quer acabar de fato, de direito e historicamente com a Ordem de Pernambuco, a qual foi criada bem antes do que a Ordem Nacional, onde mais uma vez ameaça criar uma Secção no Estado de Pernambuco.


Não aceitamos tal imposição, pois merecemos respeito e o princípio Batista é o principio da cooperação e não da imposição ou ditadura. Portanto mantemos a decisão tomada em Assembleia Geral Extraordinária e não aceitamos ser Secção da Ordem Nacional, pois somos Ordem conforme consta no nosso estatuto desde a Fundação desta Ordem. Orientamos aos colegas Pastores Batistas de Pernambuco que desconsiderem qualquer E-mail, cartas, ou qualquer outro tipo de comunicação enviada pela ordem nacional, em face dos desmando e desrespeitos para com os Pastores e para com a Ordem de Pernambuco. Pois mantemos a decisão tomada na Assembléia Geral Extraordinária em todos os seus termos.


Portanto, convidamos todos os nossos colegas Pastores Batistas de Pernambuco (que não aceitam a imposição a ditadura da Ordem Nacional, mas que aceitam e vivem o Princípio Batista, de Cooperação e da Democracia), a continuarmos juntos unidos em favor da Nossa Ordem dos Pastores Batista do Brasil Secção Pernambuco, somos Ordens e continuaremos sendo, servindo ao Reino de Deus e Abençoando os Pastores Batista de Pernambuco. Pois o nosso lema é: PASTORES CUIDANDO DE PASTORES.


Fiquem Todos na Paz do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.


Pr. Hercílio Alves da Silva.

Presidente